quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Secretário Daniel Zen divulga proposta na carga horária do Ensino Médio

Tendo como principais metas a formação integral e o foco nas competências de desenvolvimento social, incentivando uma melhor interação entre a comunidade escolar e o contínuo crescimento no rendimento dos alunos, foram apresentados os planos e novas propostas para este ano letivo. A coletiva de imprensa foi realizada na Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), na manhã desta quarta-feira, 27.
O secretário da SEE, Daniel Zen, que representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em Brasília na terça-feira, 26, onde foi realizada audiência pública para discutir as propostas do Conselho para a reforma no Ensino Médio nacional, trabalha para propor novas opções de trabalho que ajudem a elevar o alcance escolar.
De acordo com o secretário, o Ensino Médio no Acre está cada vez mais perto da universalização, ou seja, está aumentado seu alcance, que atualmente se encontra com 85% de cobertura. “No Ensino Fundamental, temos 97% de cobertura, podendo esse segmento já ser considerado devidamente universalizado”, diz.
Entre as propostas, está a ampliação da carga horária, acrescentando uma quinta hora de aula obrigatória para os alunos, fazendo com que o tempo de aula aumente de 800 para 1.200 horas, sendo essa quinta hora distribuída para atividades de Língua Portuguesa e Matemática, trabalhando temas da atualidade e as capacidades de leitura, escrita e raciocínio lógico dos estudantes, aumentando a interdisciplinaridade escolar para combater a oscilação negativa do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011.
“Para que essa hora seja inserida, será necessária a alteração do horário de entrada dos alunos. Esperamos que, se bem sucedida, a medida tenha a compreensão de todos, pois estamos aumentando a carga escolar para alcançar o rendimento escolar que acreditamos ser possível para nosso Estado”, explicou Zen.
Sobre a necessidade de adiamento do ano letivo em uma semana, começando nesta segunda-feira, 25, e sobre a reforma de algumas escolas no Estado antes do início do ano letivo, Daniel Zen garantiu que nenhuma escola será prejudicada. "As aulas serão repostas no decorrer do ano. Para que se realizassem essas reformas, que já estavam sendo aguardadas havia quase um ano, levaram-se em consideração o nosso período de chuvas e a liberação dos recursos para a Ordem de Serviço, devidamente assinada no início deste mês.”
Astorige Carneiro, Assessoria SEE

JORDÃO: SEE e SEME realizam Planejamento Pedagógico Vertical e Horizontal com professores da rede municipal e estadual

A Secretaria de Estado de Educação (SEE), com apoio da Prefeitura de Jordão, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou durante 3 (três) dias no referido município, o Planejamento Pedagógico Vertical e Horizontal com professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino.
O encontro foi ministrado pelos Coordenadores, Raimundo Nonato Vieira da Silva, e Maria José Nery de Araújo, nas escolas Jairo de Figueiredo Melo, e Manoel Rodrigues de Farias, com professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino, onde o objetivo principal é orientar a nova metodologia de educação, analisando os dados estatísticos, e avaliando as dificuldades de aprendizado, para potencializar avanços na qualidade de ensino em todo o Estado.
Os coordenadores destacaram que apesar de ser uma novidade aos professores de Jordão, todos aceitaram e demonstraram bastante interesse em se adequar as novas normas de ensino.
A gestora da Escola Jairo de Figueiredo Melo, Neuzimar Cornélia de Jesus, declarou como proveitoso o encontro e parabenizou o interesse dos professores nesta ação, onde executaram um olhar criterioso, observando as principais dificuldades a serem trabalhadas. "Além de uma boa gestão, a educação precisa de duas peças principais, o professor que tenha interesse em transmitir o conhecimento, e o aluno que busca o aprendizado".
A Gestora da Escola Manoel Rodrigues de Farias, Marisanta Marinho de Farias, destacou a grande importância da realização do planejamento."Esta ação é de grande importância, pois, o governo está oferecendo subsídio para que os nossos professores desenvolvam um excelente trabalho, elevando sempre a qualidade da educação no município".
Ueliton Freire da Rocha, Gestor da Escola Bernardo Abdon da Silva enfatizou a extrema importância do Planejamento para o bom desempenho das atividades em sala de aula.”Através desta ação, os professores traçam metas audaciosas para melhorar o processo ensino-aprendizagem como um todo. Dentro do Planejamento Vertical e Horizontal, o gestor pôde perceber o entrosamento entre as escolas do município e do estado, fato este, que só tende a enaltecer cada vez mais a educação do município.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Secretaria de Educação lança Resultado Preliminar do Processo Seletivo


A Secretaria Municipal de Educação de Jordão - Acre, através da Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de Professores - Zona Rural - Ano Iniciais e Finais, lançou na tarde desta quinta-feira (21) o Resultado Preliminar do referido Processo Seletivo.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ADIADO: ANO LETIVO NA REDE ESTADUAL SÓ COMEÇA NO DIA 25 DE FEVEREIRO


Secretário Daniel Zen
A Secretaria de Estado de Educação e Esporte informa à população que o início no ano letivo foi prorrogado para o dia 25 de fevereiro. De acordo com a secretaria, a mudança se dá em virtude do adiamento da divulgação dos resultados do último concurso realizado para o preenchimento de vagas para professores temporários por parte das empresas contratadas, bem como das dificuldades encontradas pelas redes municipais de ensino, neste momento de transição e reorganização internas. A medida visa ainda compatibilizar o seu calendário com o calendário das secretarias municipais de Educação.
A Secretaria de Estado de Educação e Esporte assegura a todos que a referida medida pretende somente garantir as expectativas de aprendizagem pactuadas com as equipes gestoras das escolas da rede pública estadual e não altera seu compromisso com o cumprimento da carga horária e dias letivos previstos em lei.
(assessoria SEE)

Artigos sobre a Escola: Gestores Jordanense participam da Posse dos Diretores da Rede Estadual de Ensino em Tarauacá


Artigos sobre a Escola: Formatura do Ensino Médio - Escola Jairo de Figueiredo Melo - 23.12












Artigos sobre a Escola: Escolas realizam Dia das Crianças em Jordão

ESCOLA JAIRO REALIZA GINCANA COM ALUNOS




ESCOLA MANOEL RODRIGUES REALIZA BRINCADEIRAS E JOGOS