quarta-feira, 13 de março de 2013

Estado lança Plano de Formação Docente: Os cursos de graduação serão voltados para professores em exercício, servidores públicos e comunidade

Secretário Estadual de Educação e Esporte, Daniel Zen
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), lançou na tarde da última terça-feira, 5, na Associação dos Municípios do Acre (Amac), o Plano Estadual de Formação Docente, que irá oferecer 2.380 vagas de formação superior para os 22 municípios do Acre, no período de 2013 a 2017.
Serão investidos recursos na ordem de R$ 49,5 milhões, financiados pelo Ministério da Educação e pelo governo do Estado. Os cursos serão distribuídos em 54 turmas, divididas em modalidade presencial (33 turmas) e modalidade de educação a distância (21 turmas).
Ao todo, são 14 os cursos que integram o portfolio de ofertas: Artes Visuais, Música, Teatro, Letras – Português, Pedagogia, Administração Pública, Ciências Biológicas, Geografia, História, Educação Física, Letras – Inglês, Letras – Espanhol, Química e Espanhol.
Além dos cursos de graduação, serão ofertados também cursos de Especialização e Aperfeiçoamento nas áreas de Desenvolvimento Humano – Educação e Inclusão, Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, Vigilância Sanitária, Ativadores de Processos de Mudanças na Formação Superior de Profissionais da Saúde e Planejamento em Educação a Distância.
Segundo o secretário Estadual de Educação e Esporte, Daniel Zen,“continuamos nosso incentivo ao crescimento profissional dos educadores. Na última década, a formação docente atingiu níveis antes inimagináveis de melhora, conseguindo que 97% dos nossos professores estejam com o nível superior completo. Essa é uma conquista que pretendemos manter e, nos próximos anos, atingir os 100%”.
Os cursos de graduação serão voltados para professores em exercício, servidores públicos e comunidade. O início dos cursos está previsto para o segundo semestre de 2013, com várias instituições participando como parceiras, incluindo a Universidade Federal do Acre (Ufac), Federal Fluminense, Federal do Amazonas, Federal de Ouro Preto, Universidade de Brasília (UnB), Fundação Osvaldo Cruz e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac).
Segundo a diretora de Inovação da SEE, Cleide Prudêncio, a seleção seguirá alguns critérios: “Os professores interessados devem estar em exercício, além de estarem cadastrados no Educacenso 2012. A pré-inscrição deve ser realizada pela Plataforma Freire, repassando em seguida pela validação das Secretarias para seleção. E os cursos que utilizam o Sistema Universidade Aberta do Brasil irão começar a publicar seus editais no mês de abril.”
Concita Cardoso (Assessoria SEE)

Nenhum comentário: