segunda-feira, 4 de março de 2013

Inscrições abertas para o 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas

Na última sexta-feira, 1°, começaram as inscrições do 42° Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios, com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens, dar expansão à criatividade de seu pensamento e despertar o gosto pela escrita.
O tema para este ano é "Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso". Poderão participar, por meio de suas escolas, estudantes de até 15 anos de idade da rede pública e privada de ensino. As inscrições vão até o dia 15 de março.

As redações devem ser redigidas de próprio punho, em língua portuguesa, com caneta esferográfica preta ou azul, contendo no máximo 800 palavras em formato de uma carta. Para participar, o estudante deverá passar por uma seleção em sua escola, na qual será escolhida a carta que irá representá-la, sendo que cada escola poderá inscrever no máximo duas redações.

Serão realizadas duas fases: na Estadual, serão premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios. O primeiro colocado ganhará um Tablet; o segundo e terceiro ganharão uma câmera digital. Já na Fase Nacional, o vencedor ganhará uma TV de LED 32' polegadas mais um troféu, e sua redação representará o Brasil na etapa internacional, a ser realizada em Berna, na Suíça, pela União Postal Universal.

Em 2012, o concurso teve a participação de 2685 estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Joyce Lima Morena, da Bahia, foi a vencedora nacional e recebeu uma das cinco menções especiais concedidas pelo júri do concurso na etapa internacional. Nesse cenário, o Brasil é o 2° melhor em número de vitórias, com três medalhas de ouro, perdendo apenas para a China, que tem cinco.

Veja o regulamento completo na Internet:
http://www.correios.com.br/sobreCorreios/educacaoCultura/concursoCartas/default.cfm. Em Rondônia, o Concurso está sob a responsabilidade da Gerência de Recursos Humanos da Diretoria Regional: Av. Pres. Dutra 2701, Centro, Porto Velho, com o jornalista Moises Santiago, fone 3217.3643.

Nenhum comentário: