segunda-feira, 4 de março de 2013

Pacto Nacional pela Alfabetização realiza Abertura Oficial no Estado

Uma ação das Secretarias Estadual de Educação e Esporte (SEE), Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a Universidade Federal do Acre (Ufac), foi realizada na manhã desta segunda-feira (4), a abertura oficial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) no Estado do Acre.
O evento, que contou com apresentação cultural do Centro de Multimeios da Seme, tem como finalidade orientar a formação de orientadores de estudo e coordenadores do Pacto no Estado, para garantir que 100% dos alunos acreanos com até oito anos de idade estejam plenamente alfabetizados nos próximos anos, isto é, consigam ler, compreender e escrever textos adequados para a idade escolar.
O Pnaic prevê o apoio técnico e financeiro da União a estados e municípios para garantir a alfabetização dos alunos da rede pública até os oito anos de idade. Na última terça-feira (26), foi aprovada no plenário da Câmara dos Deputados, a Medida Provisória 586/2012, que cria o Pacto e que já havia passado por uma comissão mista do Congresso, que agora segue para o Senado.
A formação continuada de professores é um dos principais pontos da ação educacional, que terá bolsas oferecidas aos profissionais e outras atividades voltadas para o cumprimento dos objetivos do pacto, com estimativa de investimento avaliada em R$ 3 bilhões até 2014.

Nenhum comentário: